quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Paróquia de São Bento / Bairro Frei Damião 

Festa de São Francisco

    

Na noite desta ultima segunda (26) a comunidade do Bairro  Frei Damião iniciou as festividades de seu Padroeiro, São Francisco de Assis. A celebração foi conduzida pelo pré-diácono Francisco Nelson de Monte das Gameleiras. Na seqüência teve leilão conduzido  por Pedro mulato em prol da igreja de São Francisco. A comunidade bem participativa recebeu seus visitantes e moradores para inicio das festividades de seu padroeiro.

Fotos: Erinilson Cunha
 

Papa escolhe tema para a jornada mundial das comunicações 2012



Com a abundancia de estímulos nas redes de comunicação, qual o valor do silêncio? Pensando nisso, o Papa Bento XVI escolheu justamente este tema para a próxima Jornada Mundial das Comunicações Sociais: “Silêncio e Palavra: caminho de evangelização”.

Para Bento XVI, “o silêncio não é apresentado simplesmente como uma forma de contraposição a uma sociedade caracterizada pelo fluxo constante e incontrolável da comunicação, bem como um necessário elemento de integração”, destaca o comunicado divulgado nesta quinta-feira, 29, pelo Boletim da Santa Sé.

.: NA ÍNTEGRA: Comunicado sobre o tema da Jornada Mundial das Comunicações 2012

O comunicado da Santa Sé salienta que o silêncio, de fato, favorece a dimensão do discernimento e do aprofundamento e pode ser visto como um primeiro acolhimento da Palavra.

“Não há dualidade, então, mas a complementaridade das duas funções que, em seu equilíbrio, aumenta o valor da comunicação e torna-a um elemento indispensável no serviço da nova evangelização”, afirma a Santa Sé.

O tema escolhido para a Jornada Mundial das Comunicações Sociais 2012 vem ao encontro do desejo do Santo Padre de sintonizar este com o tema do Sínodo dos Bispos que terá como tema “A nova evangelização para a transmissão da Fé cristã”.

A Jornada Mundial das Comunicações Sociais, a única jornada mundial estabelecida pelo Concílio Vaticano II (Inter Mirifica, 1963), celebrada em muitos países, com recomendações dos bispos, em 2012 acontecerá no dia 20 de maio, domingo precedente ao Pentecostes.

A mensagem do Santo Padre para a Jornada Mundial das Comunicações Sociais será publicada, como já acontece tradicionalmente, no dia 24 de janeiro, dia em que a Igreja recorda São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas.

Nicole Melhado
Da Redação Canção Nova

domingo, 25 de setembro de 2011

Festa de santa teresinha 2011

AIgreja de Lagoa d 'Anta, está celebrando a partir de hoje dia 22 de setembro,  a festa de sua padroeira, Santa Teresinha do Menino Jesus. Uma festa tradicional, que atrai muitos visitantes, tanto do interior do município quanto de outras cidades, que vem para conhecer e participar deste evento religioso que atravessa gerações.
Este ano a Igreja de Santa Teresinha está completando 70 anos de sua existência e toda a comunidade católica está de parabéns. 

Parte deste texto foi tirado do site jailsonsantos.com
A História
Igreja Católica Santa Terezinha - Construída em 1941
A construção da igreja se deu com a participação de populares, na época em que Frei Damião esteve aqui, por volta de 1941 e ficou hospedado na residência de Antonio Pinheiro Bezerril (seu Pinheiro). O filho de seu Pinheiro, Edval Bezerril, conta com alegria que foi a cavalo, pegar Frei Damião  na cidade de São José de Campestre-RN. Chegando aqui o Frei pediu aos moradores que fossem pegar tijolos na lagoa  para construir nossa capela. Fato interessante é que o Frei Damião foi pegar telhas e tijolos na lagoa com os moradores da comunidade. Ele colocava um tijolo na cabeça, saía na frente cantando e os fiés o seguiam até a Igreja. E assim com  a participação em massa começou a construção da nossa capela que hoje se localiza na Rua da Matriz, no centro da cidade. Quem celebrou a primeira missa em nossa cidade foi o Padre Omar Barata Bezerra Cascudo. Depois da capela  pronta, Padre Pedro ficou celebrando missas em nossa comunidade. Ele tinha dificuldades de se locomover de Nova Cruz-RN para Lagoa d’Anta, mas mesmo assim o pároco fazia grande esforço e vinha com todo o prazer celebrar suas missas. A igreja foi levantada, mas ficou pronta só a partir de 1942, é lógico que precisava de algumas reformas, porém do jeito que ela estava, dava para atender a população do nosso município. Padre Pedro deu uma grande contribuição para nossa comunidade e é lembrado até hoje. Muitos populares diziam com orgulho que casou na Igreja Santa Terezinha e quem celebrou o casamento foi Padre Pedro. O terreno para a construção de nossa capela, foi doado pelo Sr. João Corcino Freire, que na época possuía muita terra.
Antes, os terços e as missas, eram rezados na casa do Sr. Antonio Pinheiro Bezerril e contava com a participação em massa de muitos  populares, que deslocavam-se até das localidades vizinhas. Seu Pinheiro sempre foi um homem muito religioso. Nessa época já existiam as tradicionais novenas e ele era quem comandava toda essa movimentação.
Outro Padre que marcou história na comunidade foi Padre Benjamim, de Santo Antonio-RN, que vinha celebrar missas na igrejinha do outro Lado da lagoa. Capela essa que foi construída no ano de 1932, pelo Sr. José Justino da Cruz, nessa capela eram realizados batizados, casamentos; e o primeiro casal a confirmar seu matrimônio nessa capelinha foi o Sr. Antonio Narciso da Silva e esposa Senhora Josefa Augusta da Silva, cujo matrimônio foi celebrado pelo pároco Padre Bianor Marinho. Antonio Nedina e Josefa Augusta tiveram juntos 17 filhos. Padre Bianor ficou feliz, sabendo que o primeiro casamento realizado na igrejinha do outro lado da lagoa, resultou numa família de 19 pessoas.
O primeiro padre a celebrar uma missa na capelinha do outro lado da lagoa foi padre Bianor Marinho. Depois Padre Benjamim, ficou celebrando missa nessa capelinha.
Outro Pároco que marcou história na nossa comunidade foi o Padre Matias Patrício de Macêdo, carihosamente chamado de Padre Matias, natural de “no cheiro do curral”, comunidade rural de Santa do Matos, que chegou a ser Bispo do Estado do Rio Grande do Norte. Padre Matias, como era conhecido, celebrou missas aqui na década de 70 até o ano  de 1991. Amado e querido por todos, Dom Matias é lembrado até hoje pela comunidade católica.
Hoje é um dia especial pois aconteceu a reinauguração  da Igreja, que durante aproximadamente um ano passou por uma profunda reforma estrutural e estética, tendo a frente o padre José Moreira que com muita coragem e determinação e claro com a colaboração da comunidade católica mudou completamente o visual da nossa Igreja, durante o tempo que este blogueiro esteve na Missa ouviu da comunidade inúmeros elogios ao padre pela iniciativa corajosa. Vejam abaixo as fotos:




























Fonte: Blog Lagoa d"Anta em Foco