sábado, 3 de dezembro de 2011

Arquidiocese de Natal prepara CF 2012

Padre Luiz Carlos, assessor da CNBB
Foto: www.a12.com

A Arquidiocese de Natal promoverá uma formação sobre a Campanha da Fraternidade 2012, dia 15 próximo, das 8 às 12 horas, no Centro Pastoral Dom Heitor de Araújo Sales, na Paróquia de Nossa Senhora da Apresentação, Cidade Alta - Natal. O encontro é destinado aos padres, diáconos, articuladores paroquiais e coordenadores arquidiocesanos das Pastorais da Saúde, da Criança, da Pessoa Idosa, da Sobriedade e HIV/Aids. A atividade será dirigida pelo Padre Luiz Carlos Dias, assessor da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB, para a Campanha da Fraternidade.

Em 2012, a CF terá como tema: “Fraternidade e Saúde Pública” e como lema: “Que a saúde se difunda sobre a terra”, uma citação do Livro do Eclesiástico.

No próximo ano, a Campanha tem o objetivo de promover uma ampla discussão sobre a realidade da saúde do Brasil.


Fonte: Jornal A Ordem online
Arquidiocese de Natal
Paróquia Nossa Senhora de Fátima  Passa e Fica
Igreja de Santa Luzia 


Programação da Festa

Dia 10/12 – Sábado
05h – Caminhada Penitencial
06h – Ofício de Nossa Senhora
19h30min – Missa de abertura da Festa
Presidente da Celebração: Pe. Moreira
Comunidades Convidadas: Fernando da Pista e Fernando dos Inácios

Dia 11/12 – Domingo
05h – Caminhada Penitencial
06h – Recitação do Terço
19h30min – Santa Missa
Presidente da Celebração: Pe. Moreira
Comunidade Convidada: Igreja Matriz

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Dom Matias ordenará os cinco sacerdotes, dia 12
Foto: José Bezerra


O Arcebispo de Natal, Dom Matias Patrício de Macêdo, ordenará cinco sacerdotes, dia 12 próximo, às 17 horas, na Catedral Metropolitana. Os diáconos a serem ordenados são: Marcelo de Araújo Cunha, Marcos Roberto Nascimento de Sousa e Shirleno Shárlisson de Oliveira, todos da Arquidiocese, e mais dois da Congregação dos Filhos de Santana: Antônio Almeida de Oliveira e José Charles da Silva.

Os néo-sacerdotes presidirão a primeira missa nos seguintes locais e datas: Pe. Antônio, dia 13, às 19h, na Capela de Nossa Senhora da Assunção, no bairro Guarapes, em Natal; Pe. José Charles, dia 14, às 19h, na Igreja Matriz de Vera Cruz; Pe. Shirleno, dia 15, às 19h, na Igreja de São João Batista, em Montanhas; Pe. Marcos Roberto, dia 16, às 19h30, na Igreja Matriz de São João Batista, Lagoa Seca, Natal; e Pe. Marcelo Araújo, dia 19, às 19 horas, na Igreja Matriz de São Tomé.

Fonte: Arquidiocese de Natal

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Família é tema de Assembleia

Plenária no Vaticano

Assembleia Plenária do Pontifício Conselho é etapa preparatória para Encontro Mundial das Famílias 2012
A XX Assembleia Plenária do Pontifício Conselho para a Família começou na manhã desta terça-feira, 29, com uma concelebração eucarística no Altar do Beato João Paulo II na Basílica de São Pedro, no Vaticano. A Missa foi presidida pelo substituto para os Assuntos Gerais da Secretaria de Estado, Dom Giovanni Angelo Becciu.

Trata-se de uma etapa preparatória em vista do VII Encontro Mundial das Famílias, programado para Milão (Itália), de 30 de maio a 3 de junho de 2012. Os trabalhos da Assembleia serão concluídos na quinta-feira, 1º, dia em que está prevista uma audiência com o Papa Bento XVI.

O 30º aniversário do Pontifício Conselho e da Exortação Apostólica Familiaris Consortio estão ao centro dos debates.

O presidente do organismo vaticano, Cardeal Ennio Antonelli, falou sobre o tema "A 30 anos da Familiaris Consortio: memória, atualidade e profecia". Ele recordou que a Igreja é contestada sobretudo devido ao seu ensinamento no âmbito sexual, uma vez que imagina-se que ela não tenha sido capaz de compreender a revolução sexual e a questão antropológica.

Para se encontrar respostas a isso é preciso uma renovada pedagogia. Nesse sentido, João Paulo II ensinou a, sem negar a moral sexual, "colocar em primeiro plano os significados, valores e a espiritualidade, propondo as exigências da santidade e, ao mesmo tempo, ter em conta a fraqueza humana segundo a 'lei da gradualidade': 'o homem conhece, ama e cumpre o bem moral segundo etapas de crescimento'".

Nesse sentido, a família cristã tem uma precisa vocação missionária: "A primeira missão é viver, irradiar e manifestar a presença e o amor de Cristo e de Deus".

Já o secretário do Pontifício Conselho, Dom Jean Lafitte, abordou o ensinamento da Igreja sobre a Familiaris Consortio hoje, observando que o documento escrito por João Paulo II responde à necessidade de redescobrir "os valores autênticos da instituição familiar em um tempo de crise moral, ofuscado por diversas sombras, como o número crescente de divórcios e a praga do aborto".

Lafitte indica também que o Papa Bento XVI salienta frequentemente que o matrimônio fundado em um amor exclusivo e definitivo torna-se "ícone da relação de Deus com o seu povo e, reciprocamente, o modo pelo qual Deus ama torna-se a medida do amor humano".

Por sua vez, o subsecretário do Pontifício Conselho, Dom Carlos Simón Vasquez, deteve-se em torno dos trinta anos de atividade do organismo, que "tornou-se um observatório privilegiado capaz de oferecer auxílio e serviço ao episcopado mundial".

Ele ressaltou que um campo que se tornou parte considerável do trabalho do Conselho é o desenvolvimento das biotecnologias e da bioética em relação com a instituição matrimonial e familiar. "Hoje, estão em jogo as fontes da vida, as relações intra e extra familiares, a saúde da sociedade e, sobretudo, a justiça com relação ao homem".

Por fim, o Arcebispo Emérito de Milão (Itália), cardeal Dionigi Tettamanzi, interveio sobre o tema "A família: comunidade salva e salvadora para a nova evangelização". A evangelização por parte da família cristã é uma dimensão eclesial essencial, pois "chama à ação e torna de algum modo presente a própria Igreja", disse.

No entanto, isso realiza-se sempre e somente na força do matrimônio cristão, cuja celebração do Sacramento é Evangelho, proclamação da Palavra de Deus, profissão de fé feita na e com a Igreja.

Fonte: Leonardo Meira
Da Redação, com Rádio Vaticano (tradução de CN Notícias)

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Pascom da Arquidiocese de Natal já tem plano de ação para 2012


A Pascom da Arquidiocese de Natal já tem um plano de ação para 2012. Foi elaborado neste fim de semana. Na ocasião participaram do encontro os coordenadores diocesanos da Cacilda Medeiros, José Bezerra e Pe. Edilson Nobre, além da visita do arcebispo dom Matias Patricio, que veio conhecer os coordenadores paroquiais da pascom, e do Pe. Sávio, falou sobre a programação do Boté fé, que será realizado na diocese de Natal, em fevereiro de 2012. Os coodenadores paroquiais e articuladores zonais da pascom elabararam o plano de ação para ser executado em 2012.

No sábado, 26, os participantes fizeram uma avaliação das ações realizadas em 2011, planejaram as atividades para 2012 e participaram de momento de confraternização ao estilo anos 60. No domingo, 27, foi apresentado o plano e aprovado, seguido de missa presidida pelo Pe. Edilson Nobre.



Pe. Sávio falou do Bote fé

domingo, 27 de novembro de 2011

Infância Missionária realiza encontro
A equipe coordenadora da Infância, Adolescência e Juventude Missionária - IAJM, da Arquidiocese de Natal, realizará emcontro, dia 11 de dezembro, das 7h30 às 16 horas, no Ginásio de Esportes de Extremoz. “Pretendemos reunir todos os grupos da da IAJM da Arquidiocese, para vivenciarmos nossa caminhada e celebrarmos o dia de São Francisco Xavier, nosso padroeiro”, diz o Diác. Haroldo Lima, coordenador.

O encontro terá palestras, apresentações de trabalhos e louvor missionário. Segundo o coordenador, também partici-parão os grupos de perseveran-ça da Catequese. Os grupos devem fazer inscrição, com o coordenador, Diác. Haroldo Lima. Podem se inscrever pelos telefones: 3615-2800, no horário das 14 às 17 horas, ou pelo celular 9926-2469.

"Deus é o verdadeiro patrão do mundo", não o homem, afirma Papa
 
 
''A vida não tem somente a dimensão terrena, mas é projetada rumo a um 'além''', afirma Bento XVI
"O verdadeiro 'patrão' do mundo não é o homem, mas Deus", ressaltou o Papa Bento XVI antes de recitar a tradicional oração mariana do Angelus neste domingo, 27.

O Pontífice salientou que, em certos panoramas do mundo pós-moderno, Deus parece ausente e o homem é apresentado como o único patrão, o regente de tudo. "Tudo parece depender somente do homem. E, às vezes, neste mundo que parece quase perfeito, acontecem coisas chocantes, ou na natureza, ou na sociedade, devido ao que nós pensamos que Deus tenha como que se retirado, tenha nos, por assim dizer, abandonado a nós mesmos", advertiu.

Acesse
.: NA ÍNTEGRA: Angelus de Bento XVI
.: Oração do Angelus na voz do Papa
Nessa perspectiva, o Evangelho do dia - "Vigiai, pois, visto que não sabeis quando o senhor da casa voltará, se à tarde, se à meia-noite, se ao cantar do galo, se pela manhã, para que, vindo de repente, não vos encontre dormindo" (Mc 13,35-36) - indica o que o Tempo do Advento vem a cada ano recordar aos cristãos.

"Para que a nossa vida reencontre a sua justa orientação, em direção ao rosto de Deus. O rosto não de um 'patrão', mas de um Pai e de um Amigo", disse o Papa.

"Vigiai!" (Mc 13,37), o apelo de Jesus no Evangelho, "é um apelo salutar a recordar-nos que a vida não tem somente a dimensão terrena, mas é projetada rumo a um 'além', como uma muda que brota da terra e abre-se para o céu", explica o Bispo de Roma. Assim, o homem, como "muda" pensante
, "será chamado a dar conta de como viveu, de como utilizou as próprias capacidades: se as reteve para si ou as fez desfrutar para o bem dos irmãos", enfatizou o Pontífice.


O Angelus

O encontro do Santo Padre com os cerca de 30 mil fiéis reunidos na Praça de São Pedro aconteceu às 12h (horário de Roma - 9h no horário de Brasília)
.

Bento XVI também falou sobre
a Convenção da ONU sobre mudanças climáticas e o Protocolo de Kyoto.

"Amanhã começarão em Durban, na África do Sul, os trabalhos da Convenção da ONU sobre mudanças climáticas e o Protocolo de Kyoto. Desejo que todos os membros da comunidade internacional concordem uma resposta responsável, credível e solidária com relação a esse preocupante e complexo fenômeno, tendo em conta as exigências das populações mais pobres e das gerações futuras".
Ao final do Angelus, na saudação aos fiéis de língua portuguesa, o Papa afirmou:

"Saúdo com particular afeto os peregrinos de língua portuguesa presentes nesta oração do Angelus, nomeadamente os fiéis vindos de Lisboa e de Setúbal. O tempo do Advento convida-nos a fazer nossa a primeira vinda do Filho de Deus a fim de nos prepararmos para o seu regresso glorioso. Neste sentido, tomai por modelo e intercessora a Virgem Maria. E que Deus vos abençoe!".


 

Leonardo Meira
Da Redação