sábado, 10 de dezembro de 2011

Igreja paquistanesa considera adolescente morta como mártir da fé



Mariah Manisha, uma jovem católica de Faisaladad, no Paquistão, está sendo considerada pela Igreja Católica como "uma mártir da fé". Há uma semana ela foi assassinada por um mulçumano que a sequestrou sob a alegação de que queria se casar com ela.
Segundo o padre Zafal Iqbal, a jovem de apenas 18 anos "não quis se converter ao islamismo e nem se casar com seu algoz e, por este motivo, foi morta. Ela é uma mártir". O sacerdote levou o caso à Comissão "Justiça e Paz" e ao Bispo de Faisalabad, Dom Joseph Cutts. "O culpado foi preso e a polícia abriu um inquérito. Esperamos que justiça seja feita, pois a comunidade está abalada e muito triste", destaca o padre.
Casos como este são frequentes em Punjab. A afirmação é do Vigário Geral da Diocese de Faisalabad, Padre Khalid Rashid. Ele lamenta que "cristãos, quase sempre jovens, são vítimas indefesas".
Outro caso resolvido recentemente é do católico de 72 anos, de Faisalabad, Rehmat Masih, libertado há uma semana depois de dois anos de prisão e de sofrimentos desumanos por uma falsa acusação de blasfêmia.

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

BAIRRO DE SANTA LUZIA FESTEJA SUA PADROEIRA

Arte: Diác João da Barra

Neste sábado dia 10 de dezembro a comunidade do Bairro de Santa, da Paroquia Nossa Senhora de Fatima de Passa e Fica / RN, comemora a Festa de Santa Luzia 2011, os festejos se estenderá até o dia 13, a programação contará com Missas, Celebração da Palavra e a participação de várias comunidades, na abertura acontecerá o JANTAR DE SANTA LUZIA, a senha custa apenas R$ 5,00. Desde já sinta-se convidado a participar conosco.    

Cruz de 64m é inaugurada em Chiapas, no México


Acima, a cruz durante sua construção e, abaixo, na noite da inauguração
O "Glorioso Cristo de Chiapas", um magistral monumento ao Cristianismo de 64 metros de altura, foi inaugurado nesta quinta-feira, 8, como um tributo simbólico à fé, à fraternidade e à convivência pacífica na região de Chiapas, no México.

A imponente estrutura de concreto e metal, uma cruz que abriga em seu interior o perfil de Cristo, foi erguida e iluminada no alto da colina Mactumactzá, em Tuxtla Gutiérrez, capital de Chiapas.

O projeto da obra, de mais de cem toneladas e construída graças a contribuições de mais de dez anos dos fiéis, teve a ajuda de especialistas da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM), que realizaram estudos sobre o movimento de placas teutônicas na região.

“Técnicos e científicos da UNAM analisaram a mecânica dos solos para garantir a segurança dos visitantes. Foram reforçados 15 metros de terreno sob a estátua, para se obter uma estrutura firme”, explicou o patronato para a construção.

O arcebispo de Tuxtla Gutiérrez, Dom Rogelio Cabrera López, enfatizou o exemplo do esforço para a construção do monumento, que “vai além de uma Instituição, de uma Igreja”.

O dogmático e coordenador da pastoral de comunicação da Arquidiocese de Tuxtla Gutiérrez, padre José Luis Espinosa Hernández, exaltou a transcendência do símbolo, afirmando que a imagem de Cristo na cruz será um sinal que permitirá recordar constantemente que o homem deve ir ao encontro de Deus.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Arquidiocese dá adeus a Padre Amorim


A Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, de Macaíba,
celebrará missa no sétimo dia e falecimento do
Padre José Amorim de Souza, no próximo sábado, dia 10, às 19h30,
na Igreja Matriz.Padre Amorim, pároco emérito de Macaíba,
faleceu 3 de dezembro, em Natal, aos 83 anos de idade,
 depois de ser internado com problemas graves de saúde.

Nascido na cidade de Lajes, aos 26 de maio de 1928,
o Pe. Amorim foi ordenado presbítero no dia 8 de dezembro de 1956.
Faleceu 5 dias antes de completar 55 anos de vida sacerdotal.
Ele assumiu a paróquia de Nossa Senhora da Conceição,
de Macaíba, em novembro de 1978 e ficou emérito no ano de 2000,
sendo sucedido pelo Pe. Júlio César, hoje pároco de Nossa Senhora da
Candelária, em Natal. O sepultamento do corpo de Pe. Amorim
ocorreu no domingo, dia 4, à tarde, no Cemitério Morada da Paz.

A Arquidiocese se solidariza com os familiares do Pe. Amorim
e com os fiéis de Macaíba, onde ele residia.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Potiguar é eleita para Conselho de Pastoral


A coordenadora da Pastoral da Criança, no Rio Grande do Norte, Marlúzia Pessoa, foi eleita membro do Conselho Nacional da Pastoral. A eleição aconteceu durante a Assembleia Nacional da Pastoral da Criança, realizada de 21 a 25 de novembro, em Curitiba (PR). O Conselho é composto por quatro membros, tendo como presidente o Arcebispo de João Pessoa (PB), Dom Aldo Pagotto, e tem a missão de deliberar as principais decisões da Pastoral da Criança.

Durante a Assembleia, Marlúzia também foi eleita para acompanhar os missionários da Pastoral da Criança, espalhados pelo Brasil. Duas viagens já estão marcadas: em fevereiro, ela irá conhecer o trabalho realizado pelos missionários, no estado do Amazonas, e, em julho, no estado do Maranhão.
Os participantes da Assembleia ainda reconduziram a Irmã Vera Altoé para coordenar a Pastoral, nacionalmente, por mais quatro anos.

Fonte: Arquidiocese de Natal