quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Igreja Matriz de Passa e Fica passará por reforma

Acreditamos que chegou a hora da Igreja Nossa Senhora de Fátima de Passa e Fica / RN, ganhar um aspecto novo, este é um sonho de todos os católicos da então Paróquia. É verídico que não se tem um custeio em mãos, para realização da reforma, mas a vontade e a necessidade falam mais forte, confiante em Deus e no povo de coração generoso, daremos o ponto de partida para tal feito. O salão pastoral dará lugar para assembleia acampahar as missas e o mesmo será ampliando, ou seja, funcionará na parte superior (1º andar ). As movimentações já surgiram, exemplo a campanha do cimento, que foi idealizada pela Profª Luciana (Aninha). "Faça parte da parte que lhe cabe". Mediante a reforma realizada na Igreja de Lagoa d"Anta, o Pe. Moreira ( Administrador Paroquial) sente-se sensibilizado a realizar  este desafio almejado por muitos.

Coordenação define prazo para zonais


Os Coordenadores e articuladores de zonais têm até 5 de dezembro para entregar o calendário de 2012, à Coordenação Arquidiocesana de Pastoral, que tem como responsáveis o Pe. Francisco das Chagas de Souza (foto acima) e o Diác. Haroldo Lima. “O objetivo é evitar atraso no agendamento das assembleias pastorais paroquiais e dos trabalhos do próximo ano”, explica Josélia Carvalho, assessora da Assembleia Arquidiocesana.

Os calendários dos zonais da Região Pastoral Urbana devem ser enviados para o e-mail de Josélia: joseliacarvalho@gmail.com, enquanto os zonais das outras regiões deverão enviar para Josailton Fernandes, no e-mail: josailtonf@uol.com.br. O envio do calendário é uma das últimas providências para a conclusão do Plano Pastoral da Arquidiocese de Natal, para o próximo quadriênio. Neste ano, a elaboração do plano teve alguns momentos, dos quais os três últimos foram realizados neste mês: dias 3 e 4, assembleia com os representantes das paróquias da região pastoral urbana, formada por Natal e grande Natal; dias 9 e 10, com os das regiões do interior. No dia 11, houve a assembléia geral, que definiu o plano da Arquidiocese.
O Plano Pastoral terá vigência a partir de janeiro de 2012 até 2015. Apresenta as diretrizes da Arquidiocese de Natal para que as paróquias se planejem para o mesmo período, juntamente com os zonais. Também foi elaborado plano pastoral em cada uma das regiões pastorais, com vigência de quatro anos.

                                                                                                                Fonte: Arquidiocese de Natal

Boa relação familiar gera boa relação social, explica Papa

Nicole Melhado da Redação



Montagem sobre fotos de Arquivo
Em sua mensagem o Papa salienta que um ambiente familiar sereno e construtivo é a primeira escola
A sociedade não é uma mera reunião de indivíduos, mas é resultado de relações entre as pessoas, homem e mulher, pais e filhos, entre irmãos, que tem como base a vida familiar e os vínculos de afeto que dela derivam, destacou o Papa Bento XVI em sua mensagem ao  2º Congresso Nacional da Família, no Equador.

“Cada família entrega à sociedade, através de seus filhos, a riqueza humana que viveram. Com razão se pode afirmar que da saúde e da qualidade das relações familiares depende a saúde e a qualidade das próprias relações sociais”, afirmou o Papa na mensagem divulgada nesta quinta-feira, 10, pelo Boletim da Santa Sé.

Acesse
.: NA ÍNTEGRA: Mensagem do Papa para o 2º Congresso das Famílias no Equador

Para o Pontífice, a família, nascida do pacto de amor e da entrega total e sincera de um homem e uma mulher em matrimônio, não é uma realidade privada, fechada em si mesma. “Ela, por vocação própria, presta um serviço maravilhoso e decisivo ao bem comum da sociedade e à missão da Igreja”, salientou o Papa.

O Congresso iniciado nesta quarta-feira, 9, segue até este sábado, 12, simultaneamente nas cidades de Quinto, Guayaquil, Portoviejo, Tena e Loja,  no Equador, e tem como tema“Família, trabalho e festa – A família equatoriana em missão: o trabalho e a festa a serviço da pessoa e do bem comum”.


O trabalho e o homem

Neste sentido, o Santo Padre salientou que por meio do trabalho, o homem experimenta a si mesmo como sujeito, participa do projeto criador de Deus.

“A falta de trabalho e a precariedade do mesmo afetam de maneira negativa a dignidade do homem, criando situações de injustiça e pobreza, que frequentemente geram depressão, criminalidade e violência., além de crises de identidade nas pessoas”, destacou.


Tempo para vida em família

Para Bento XVI a criação e medidas eficazes e de planejamentos sérios e efetivos se faz urgente  e salientou também a importâcia de um equilibrio entre o tempo para o trabalho e para a família.
“As famílias necessitam recuperar o genuíno sentido da festa, especialmente aos domingos, dia do Senhor e do homem. Na celebração eucarística dominical, a família experimenta aqui e agora a presença real do Senhor Ressuscitado, recebe a vida nova, acolhe o dom do Espírito Santo, cresce no amor para com a Igreja, escuta a Palavra Divina, partilha do Pão Eucarístico e se abre ao amor fraterno”, destacou.

Um ambiente familiar sereno e construtivo, para Bento XVI, é a primeira escola de trabalho e o espaço mais indicado para que a pessoa descubra seus potenciais, aumente seus desejos de superação e desenvolva suas aspirações mais nobres.

Além disso, o Pontífice reforça que a vida familiar ensina a superar o egoísmo, a cultivar a solidariedade, o sacrifício pela felicidade dos outros, a valorizar o bom e o justo, para que os indivíduis se empenhem com convicção e generosidade para o bem-estar comum e para o bem recíproco, criando responsabilidade por si mesmo, pelo outros e pelo meio ambiente

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

"Igreja não quer impor sua fé, mas defender valores", diz Papa

Papa recebe embaixador da Alemanha, Reinhard Schweppe O Papa Bento XVI recebeu na manhã desta segunda-feira, 07, o embaixador da Alemana junto à Santa Sé, Reinhard Schweppe. Durante o encontro, o Pontifice recordou sua recente viagem à Alemanha, que aconteceu  de 22 a 25 de setembro deste ano.

“Na minha visita à Alemanha, todos constatamos que o povo está à procura da verdade”, disse.

O Santo Padre também abordou o tema da dignidade da pessoa humana, a qual deve ser defendida da concepção à morte natural.

“Se a Santa Sé se exprime em relação às leis sobre as questões fundamentais do homem, não é para impor sua fé aos outros, mas para defender valores essenciais para todos, mesmo se interesses de diversos gêneros parecem obscurar muitos modos de evidência”, explicou.

Ao final do discurso, Bento XVI fez uma crítica direta a matérias de conteúdo pornográfico que circulam na internet e disse que a Igreja Católica na Alemanha se empenhará em combater este tipo de abuso. O papa agradeceu ao governo alemão por possibilitar que a Igreja católica exerça sua missão evangelizadora no país.

Festa da padroeira da Arquidiocese começa dia 11

Abertura da festa de Nossa Senhora da Apresentação, em 2010
Foto: Cacilda Medeiros
A Arquidiocese de Natal está em contagem regressiva para o início da festa da padroeira, Nossa Senhora da Apresentação. A abertura oficial da festa será dia 11 próximo. Às 15 h, na Catedral, haverá missa, seguida do segundo Cortejo do Rosário, que caminhará pelas ruas do centro da Capital, até à Pedra do Rosário. Às 17h, uma carreata partirá de São José de Mipibu, conduzindo a imagem de São José, com destino à Catedral Metropolitana. Às 18h, acontecerá a procissão da bandeira, da Pedra do Rosário para a Catedral, onde haverá missa, presidida pelo Arcebispo, Dom Matias Patrício de Macêdo.

No período de 12 a 20, na Catedral, haverá missa às 11 e às 16h30. Na Capela do Santíssimo, no subsolo da Catedral, a missa será celebrada, de segunda a sexta-feira, às 8 horas. No mesmo período, padres atenderão fiéis em confissão, das 14 às 16h30. Às 18h, haverá recitação do terço, transmitida pela Rádio Rural de Natal. Às 19h, haverá celebração de novena.

Na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação, antiga Catedral, diariamente, às 5 horas, terá caminhada, saindo da Igreja do Rosário. Às 5h30 e às 17h30, haverá celebração eucarística.
No pátio da Catedral, todas as noites, terá funcionamento de quermesse. Durante o novenário, os fiéis poderão participar do “gesto solidário”, doando alimentos não perecíveis, material de limpeza e hospitalar. As doações serão destinadas ao Hospital Infantil Varela Santiago. A festa de Nossa Senhora da Apresentação se estenderá até 21 de novembro.

                                                                                                                     Fonte: Jornal A Ordem online