sábado, 7 de janeiro de 2012

Na oração do Angelus de hoje, 6, o papa Bento XVI anunciou que no próximo dia 18 de fevereiro realizará um Consistório para a criação de 22 novos cardeais, dentre eles está o ex-arcebispo de Brasília e atual prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica, dom João Braz de Aviz.
Segundo o secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Leonardo Steiner, a "Igreja se alegra muito com a escolha feita pelo papa Bento XVI do nome de dom João como sendo um dos 22 novos cardeais".
Dom João Braz de Aviz nasceu em 1947, em Mafra (SC). Foi ordenado padre em 1972, em Apucarana (PR). No dia 6 de abril de 1994 foi nomeado pelo papa João Paulo II, bispo auxiliar da arquidiocese de Vitória (ES). Atuou em Vitória de 1994 a 1998, quando foi nomeado bispo da diocese de Ponta Grossa (PR), onde ficou até 2003. Em 2002 foi elevado a arcebispo, sendo nomeado para a arquidiocese de Maringá (PR), onde tomou posse no dia 4 de outubro do mesmo ano.
No dia 28 de janeiro de 2004 foi nomeado arcebispo da arquidiocese de Brasília (DF). Em 2007 foi eleito presidente do Regional Centro-Oeste da CNBB. Ainda na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil foi membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé e vice-presidente das Edições CNBB. No mês de maio de 2010 esteve a frente da organização do 16º Congresso Eucarístico Nacional, que aconteceu em Brasília, ano do cinquentenário da Capital Federal.
No dia 4 de janeiro de 2011 foi nomeado pelo papa Bento XVI prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica, no Vaticano.
Na lista dos 22 escolhidos pelo papa estão 16 da Europa, quatro das Américas (incluindo dom João) e dois da Ásia.
Dom João Braz de Aviz se juntará aos também cardeais brasileiros dom Eugênio Sales, dom Evaristo Arns, dom José Falcão, dom Serafim Fernandes Araújo, dom Cláudio Hummes, dom Geraldo Majella Agnelo, dom Eusébio Sheid, dom Odilo Pedro Sherer e dom Raymundo Damasceno de Assis.
Os nomes escolhidos pelo papa e suas respectivas nacionalidades são:
Dom Fernando Filoni, prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos (Itália)Dom Manuel Monteiro de Castro, Penitenciário-Mor (Portugal)Dom Santos Abril y Castelló, arcebispo da Basílica Papal de Santa Maria Maior (Espanha)Dom Antônio Maria Vegliò, presidente do Pontifício Conselho para a Pastoral dos Migrantes e Itinerantes (Itália);Dom Giuseppe Bertelli, presidente da Pontifícia Comissão para a Cidade do Vaticano e presidente do Governatorato do Vaticano (Itália);Dom Francesco Coccopalmerio, presidente do Pontifício Conselho para os Textos Legislativos; (Itália);Dom Domenico Calcagno, presidente da Administração do Patrimônio da Sé Apostólica; (Itália)Dom Giuseppe Versaldi, presidente da Prefeitura dos Assuntos Econômicos da Santa Sé; (Itália)Dom Giuseppe Betori, arcebispo de Florença (Itália);Dom Rainer Maria Woelk, arcebispo de Berlim (Alemanha);Dom Karl Becker, consultor durante muitos anos da Congregação para a Doutrina da Fé. (Alemanha);Dom Dominik Duka, arcebispo de Praga (República Checa);Dom Willem Jacobus Eijk, arcebispo de Utrecht (Holanda);Dom Lucian Muresan, arcebispo maior de Fagaras e Alba Julia dos Romenos (Romenia);Dom Julien Ries, bispo de Namur (Bélgica);Dom Prospero Grech, consultor da Congregação para a Doutrina da Fé (Itália);Dom João Braz de Aviz, prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica (Brasil);Dom Edwin O'Brien Frederik, Pro-Grão-Mestre da Ordem Equestre do Santo Sepulcro de Jerusalém (Estados Unidos);Dom Timothy Michael Dolan, arcebispo de Nova York (Estados Unidos);Dom Thomas Christopher Collins, arcebispo de Toronto (Canadá);Dom George Alencherry, arcebispo maior de Ernakulam-Angamaly dos Siro-Malabar (Índia);Dom John Tong Hon, bispo de Hong Kong (China);

Arquidiocese do Rio realizará vígilia de oração pela JMJ 2013


Os jovens se reunirão para adoração nesta sexta-feira,13, a partir das 22h na Igreja de Sant’Ana, no Centro do Rio.

Promovida pelo Setor Juventude da Arquidiocese e pelo Comitê Organizador Local (COL) da JMJ RIO2013, neste mês de janeiro a Vigília dos Jovens Adoradores será realizada na sexta-feira,13, a partir das 22h, no Santuário Nacional de Adoração Perpétua, Igreja de Sant’Ana, no Centro do Rio.

Em sua terceira edição, o evento também foi incluído como parte da programação da Trezena de São Sebastião, e, assim, receberá a imagem do Mártir Padroeiro do Rio de Janeiro. Além de apresentar suas intenções a São Sebastião, a juventude terá a oportunidade de, mais uma vez, estar próxima e ouvir a voz de seu pastor, Dom Orani João Tempesta, que presidirá a Celebração Eucarística.

Outras novidades na vigília deste mês são as participações do Missionário da Canção Nova
Ricardo Sá e da banda Frutos de Medjugorje. A Comunidade Pequeno Rebanho também estará conduzindo o evento juntamente com outras pastorais, grupos e movimentos ligados ao Setor Juventude da Arquidiocese do Rio.

Desde novembro do ano passado, quando tiveram início esses encontros de oração, a proposta do Setor Juventude está focada em reunir jovens católicos de toda a Arquidiocese, sempre na segunda sexta-feira de cada mês, para passar a noite em vigília de Adoração ao Santíssimo Sacramento. O objetivo é a intercessão pelos jovens do mundo inteiro, pela Igreja Católica Apostólica Romana, pelo Santo Padre
Bento XVI e pela Arquidiocese do Rio de Janeiro — que se prepara para receber a Jornada Mundial da Juventude (JMJ RIO2013), que será realizada entre os dias 23 e 28 de julho de 2013.

A Missa será transmitida ao vivo pela WebTv Redentor através do site (
http://www.redentor.tv.br/ ). O Santuário Nacional de Adoração Perpétua fica na Praça Cardeal Leme, 11 - Centro. Informações através do blog da Pastoral da Juventude Rio (PJRio): www.pastoraldajuventuderio.blogspot.com.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

 Festa de São Sebastião
De 07 a 15 de janeiro de 2012
Fernando dos Inácios Passa e Fica / RN

Tema:"O mundo Precisa de Mártires"

Programação

Dia 07 sábado / abertura
18h30min: Procissão saindo do cruzeiro
18h – Missa
Cel.: Pe. Moreira

Dia 08 domingo
09h – Missa dos idosos
10h – Batizados
15h – Terço da Misericórdia
19h – Celebração da Palavra
Cel.: Diac.: João da Barra
Comunidade:  Fernando da Pista

Dia 09 segunda-feira
12h – Oficio da Imaculada Conceição
19h – Missa
Cel.: Pe Adelson
Comunidades:  Lagoa do Venâncio e Lagoa Queimada

Dia 10 Quarta-feira
 15h – Terço da Misericórdia
19h – Missa
Cel.: Pe Jorge
Comunidades: Juriti e Lagoa Limpa do Fernando

Dia 11 quarta-feira
12h – Ofício da Imaculada Conceição
19h – Celebração
Cel.: Ir. Ronaldo
Comunidades: Arisco e Serrote

Dia 12 quinta-feira
 15h – Terço da Misericórdia
19h – Missa
Cel.: Pe. Gilvam
Comunidades: Gravatá e Cipoal

Dia 13 sexta-feira
05h – Caminhada Penitencial
19h – Missa
Comunidades: Passa e Fica e Bairro Santa Luzia

Dia 14 sábado
19h30min – Missa
Comunidade: Barra do Geraldo

Dia 15 domingo
16h30min – Procissão
17h – Encerramento
Cel.: Pe José Moreira
Comunidade Paú Queimado

Todas as noites haverá quermesse e dia 14 festa social

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Dom Jaime entra em recesso e Pe. Márcio assume as atividades administrativas da diocese

O administrador diocesano Dom Jaime Vieira Rocha, informou na manha desta terça-feira (3) que entra no seu período de recesso. Para assumir as atividades administrativas da diocese, Dom Jaime confirmou o Vigário-Geral Pe. Márcio Henrique Mendes Fernandes. O anúncio foi feito no programa diário Bom Dia Irmãos, transmitido às 6h25 na Rádio Caturité.
Dom Jaime é administrador diocesano de Campina Grande desde o anúncio da sua transferência para a Arquidiocese de Natal, feita no dia 21 de dezembro de 2011. A diocese se tornará vacante no dia de sua posse no Rio Grande do Norte, no dia 26 de fevereiro. Quando de sua saída, o colégio de consultores divulgará o nome do novo administrador diocesano que ficará à frente da diocese até a nomeação do novo bispo.
Dom Jaime volta à suas atividades no próximo dia 26 de janeiro e, no dia seguinte, preside a celebração de Ordenação Presbiteral do Diácono José Gleidimar Nunes. A Cúria Diocesana, localizada na rua Afonso Campos, centro de Campina Grande, durante todo mês de janeiro funciona de segunda a sexta das 8h às 12h.

Fonte: Pascom Diocesana
Cearamirinenses serão ordenados em Caruaru

Os frades José André do Nascimento e Edivan Santos da Silva, naturais do município de Ceará-Mirim, serão ordenados presbíteros, dia 14 de janeiro, na cidade de Caruaru, Pernambuco, pela imposição das mãos e oração consecratória do Arcebispo da Arquidiocese de Vitória da Conquista, Bahia, Dom Luís Gonzaga da Silva Pepeu.

O administrador paroquial da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, de Ceará-Mirim, Padre Bianor Francisco de Lima Júnior, e os vigários paroquiais, Padre Cidinei Firmino e Padre João Maria Dias irão a Caruaru para participar da celebração. “Por este motivo, a Assembleia Pastoral Paroquial, prevista para os dias 14 e 15, foi adiada para os dias 28 e 29 de janeiro. A decisão foi do Conselho Pastoral Paroquial”, explica o coordenador paroquial da Pastoral da Comunicação, Adriano Israel.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Vaticano cria Ordinariato Anglicano-católico nos EUA


 
 
Frei Jeffrey Stennson, ex-bispo episcopaliano, foi nomeado primeiro Ordinário
O dia 1º de janeiro de 2012 já entrou na história do ecumenismo norte-americano. Nesse dia, o Papa Bento XVI erigiu o primeiro Ordinariato estadounidense para os Episcopalianos e outros Anglicanos que desejem entrar em comunhão com a Igreja Católica sem perder seu legítimo patrimônio anglicano, com sede em Houston (Texas-EUA).

O nome oficial da estrutura recém-criada é "Ordinariato da Sé de São Pedro". Assim como o Ordinariato inglês denominou-se "Ordinariato de Nossa Senhora de Walsingham", recordando uma famosa invocação mariana da Inglaterra anterior à Reforma, o Ordinariato norte-americano recebeu o seu nome para sublinhar a adesão ao Romano Pontífice.

Acesse
.: Saiba mais sobre o Ordinariato

Este é o segundo Ordinariato anglocatólico do mundo, após o Ordinariato inglês, criado faz um ano. Já foram recebidas solicitações de ingresso de cerca de cem clérigos anglicanos e de mais de mil leigos dos Estados Unidos, de 22 paróquias ou grupos distintos. Duas dessas comunidades (São Lucas, em Maryland, e São Pedro da Roca, no Texas) já haviam entrado em comunhão com a Igreja no ano passado, com a intenção de integrar-se ao Ordinariato quando esse fosse criado.

O antigo bispo episcopaliano Jeffrey N. Stennson foi nomeado como primeiro ordinário. Ele converteu-se ao catolicismo em 2007 juntamente com sua esposa Debra e foi ordenado sacerdote católico dois anos depois. O vigário-geral do Ordinariato será Scott Hurd, também antigo pastor episcopaliano.

A preparação para a criação do Ordinariato norte-americano foi dirigida pelo Arcebispo de Washington, Cardeal Donald Wuerl.

O Ordinariato nos Estados Unidos apresenta uma diferença muito significativa com relação ao caso inglês. Nos Estados Unidos, já existiam cerca de 15 paróquias e comunidades católicas procedentes do anglicanismo, graças a uma iniciativa do Papa Beato João Paulo II. Em 1980, aprovou-se a chamada Provisão Pastoral, na qual o Papa permitia a ordenação, como sacerdotes católicos, de antigos clérigos anglicanos casados. Desde então, cerca de 90 ex-pastores episcopalianos tornaram-se católicos e foram ordenados como sacerdotes. Em vários casos, os pastores trouxeram consigo à Igreja grupos inteiros de fiéis, que formaram comunidades e paróquias marcadas pelas tradições anglicanas e com um desejo de conservar essas tradições.

Quase todos esses grupos encontram-se nos estados do Texas e da Pennsylvania e se espera que todos ou a maioria integrem-se ao novo Ordinariato, conferindo a esse uma organização e infraestruturas próprias, de que ainda carecem o Ordinariato inglês. Essa experiência de várias décadas permitiu a aprovação, em 2003, de um Livro litúrgico próprio, que recolhe a tradição anglicana, despojada de aderências protestantes, o chamado Uso Anglicano. O Livro do Culto Divino (Book of Divine Worship) contém elementos do Livro da Oração Comum (Book of Common Prayer) anglicano e do Missal Romano.

A criação dos Ordinariatos inglês e norte-americano, além da futura formação de um Ordinariato australiano, supõe um novo enfoque do ecumenismo com a Comunhão Anglicana. Após décadas de um ecumenismo mais teórico, que levou a um certo desencanto, sobretudo pelo distanciamento que supôs a ordenação de mulheres e homossexuais no Anglicanismo, os Ordinariatos constituem uma iniciativa ecumênica mais realista e com resultados mais concretos.

Espera-se que os membros dos Ordinariatos sejam inicialmente pouco numerosos, mas a existência dos mesmos tem grande relevância para a relação com outras confissões, especialmente os anglicanos. De acordo com a diretora de Comunicações da Arquidiocese de Washington, Susan Gibbs, "trata-se do maior esforço para a reunificação dos últimos quinhentos anos".


Leonardo Meira
Da Redação, com infocatolica.com (tradução de CN Notícias)